Paraná
Tempo seco favorece colheita do milho no Paraná
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) divulgou nesta quarta-feira (07) o Boletim Agrometeorológico de julho, desenvolvido com apoio do Simepar. Os dados mostram que a cultura do milho foi favorecida pela estiagem e atingiu 85% no final do mês.
Segundo o Instituto, a seca provocou quebra na produtividade em grande parte das lavouras, com exceção as localizadas no Sudoeste e parte da região Oeste, que obtiveram produtividade dentro da estimativa inicial.
Ainda conforme o relatório, as chuvas de julho tiveram pouco impacto na produtividade, pois a grande maioria das lavouras estava em fase de maturação.
Na avaliação do IDR-PR, nesta safra, a infestação de cigarrinha foi menor e melhor controlada, comparado à safra anterior, principalmente nas áreas com boa precipitação. Além disso, houve registros de lavouras acamadas devido ao vento e chuvas.
CAFÉ
O tempo seco também foi positivo para a colheita do café nas regiões produtoras (Norte e Noroeste) do Paraná, que evoluiu de 47% em junho para 76% em julho. No entanto, devido à colheita manual, houve atraso em muitas lavouras. As produtividades, a renda e qualidade foram abaixo do esperado. O clima seco também provocou maior infestação de bicho mineiro e queda precoce de folhas.
*Redação/IDR-PR