Paraná
Soja no Paraná: plantio encerrado, mas clima preocupa
O plantio da safra de soja 2025/26 está oficialmente encerrado no Paraná. Ao todo, foram cultivados 5,77 milhões de hectares no Estado, mas o acompanhamento mais recente do Departamento de Economia Rural (Deral) indica uma queda nas condições das lavouras ao longo do ciclo.
Segundo o relatório divulgado na última semana, 88% das áreas estão classificadas como em boas condições, enquanto 10% apresentam condição mediana e 2% já são consideradas ruins. As lavouras com desempenho abaixo do ideal refletem, principalmente, as adversidades climáticas enfrentadas nas últimas semanas.
Temperaturas mais baixas durante o desenvolvimento das plantas, menor número de dias com sol pleno e a ocorrência de chuvas intensas acompanhadas de granizo e vendavais, sobretudo no mês de novembro, impactaram negativamente parte das áreas cultivadas. Esse cenário pode resultar em um alongamento do ciclo da soja, o que tende a gerar desafios adicionais para os produtores, especialmente na implantação da segunda safra de milho em 2026.
Apesar da predominância de lavouras em boas condições e da expectativa de uma produção positiva, o comportamento climático recente reforça a necessidade de cautela nas projeções de rendimento final, mantendo o produtor atento à evolução do clima nas próximas fases da cultura.
*Com informações do Deral