Uma celebração à qualidade e à capacidade produtiva do arroz catarinense marcou a 8ª Abertura Oficial da Colheita da safra 2025/2026 em São João do Itaperiú (SC), no dia 23, reunindo produtores, autoridades, pesquisadores, técnicos e empresas parceiras. A estimativa é que sejam colhidas até março 1,2 milhão de tonelada de arroz.
Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil, com 143,4 mil hectares plantados e está no topo do ranking de produtividade, com 8,5 toneladas por hectare. O evento aconteceu na Fazenda Limoeiro e é uma realização da Urbano Alimentos, com apoio da Epagri e do Sindicato da Indústria do Arroz (SindArroz-SC).
O presidente da Epagri, Dirceu Leite, lembrou que, ao longo de 50 anos de pesquisa, a Estação Experimental de Itajaí (EEI) já lançou 32 cultivares de arroz, e para isso, conta com uma equipe técnica altamente qualificada. “São novas tecnologias que permitem avançar em produtividade, sem aumentar a área plantada”. Isso fez com que a produtividade média do arroz catarinense saltasse de 2,2 toneladas/hectare para mais de 8 toneladas/hectare.
*Assessoria com edição