Brasil
Safra de soja tem quadro crítico em algumas regiões do RS
Após um mês de dezembro com chuvas abaixo da média no Rio Grande do Sul, a previsão de tempo seco em janeiro gera preocupações sobre a safra de soja. Em entrevista exclusiva à Safras News, o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, disse que algumas regiões tiveram redução de 30% nas precipitações normais no mês passado. “Entramos em janeiro com essa condição de umidade do solo baixa”, disse.
Algumas áreas são mais preocupantes do que outras, devido à má distribuição ou à baixa intensidade das chuvas no final de dezembro. A situação não é homogênea, mas o quadro já é crítico, conforme Schwerz, em partes do Noroeste, do Norte, da Fronteira Oeste e da região central especialmente no entorno de Santa Maria. As lavouras mais afetadas são as semeadas ainda em outubro que, segundo ele, representam 5% da área a nível estadual.
Nos últimos dias, algumas áreas receberam pancadas de chuvas. O presidente da Emater/RS disse que há uma “forte expectativa” de novas ocorrências entre a sexta-feira e o domingo.
*Safras & Mercado