Brasil
Safra de inverno catarinense deve ser melhor do que a anterior
As principais culturas da safra de inverno 2024/2025 catarinense já estão em campo e as condições das lavouras são consideradas boas. A informação consta no boletim de acompanhamento das safras desenvolvido pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).
Segundo o Cepa, toda a área prevista para a safra de trigo e de alho já foi plantada. No caso da cebola, cerca de 59% da área de plantio estimada foi implantada até o início deste mês. Com isso, a estimativa de maiores produtividades nesta safra de inverno está mantida para as três culturas mencionadas.
Na safra 2023/2024, houve uma quebra significativa na produção devido ao excesso de chuva registrado em Santa Catarina, especialmente, em outubro e novembro.
TRIGO
Com o encerramento da semeadura do trigo, a estimativa de área foi atualizada. Houve uma redução de 12,43% na área plantada em comparação com aquela registrada na safra anterior. A produtividade média estadual está estimada em pouco menos de 3,6 mil quilos por hectare, o que representa um aumento de 60,69% em relação à safra 2023/2024.
Com isso, a produção deve crescer cerca de 40,72%. A condição das lavouras é considerada boa em 97% das áreas avaliadas e média nos outros 3%.
*Redação/Agricultura SC