O plantio de trigo no Paraná atingiu 14% da área nessa semana, com as chuvas recentes umedecendo o solo e favorecendo os trabalhos. As áreas já semeadas se concentram no Norte Paranaense, dentro da normalidade, mas devem em breve se expandir para as demais regiões do estado.
Os preços atuais do trigo estão próximos de R$ 80,00 a saca, um pouco acima da média de março (R$76,82), mas em com um valor insuficiente para animar os produtores, visto que a intenção de plantio foi revisada para baixo em abril.
Ao fim da semeadura espera-se que 886 mil hectares estejam ocupados com lavouras de trigo, uma área inferior aos 910 mil esperados em março e 22% inferior aos 1,13 milhões dedicados a cultura em 2024.
A região Sul tem seu pico de plantio apenas em junho e parte dos produtores ainda podem mudar de ideia e dedicar áreas maiores a cultura, porém, esse cenário parece ainda mais improvável dado o que se observa a campo. Além do milho, outras culturas de inverno devem ganhar espaço sobre as áreas antes cultivadas com trigo, como a cevada e as aveias.