

Paraná
Paraná deve reduzir área de feijão na safra 25/26
A primeira estimativa para a safra de feijão 2025/26 no Paraná aponta 111 mil hectares a serem semeados na primeira safra, segundo dados preliminares do DepartamentodeEconomiaRural (Deral).
As primeiras lavouras já estão no campo, correspondendo a cerca de 1% do total previsto, mas o plantio deve seguir até novembro.
Se a projeção se confirmar, a área dedicada ao feijão será 34% menor que a registrada na safra passada, quando o estado cultivou 168 mil hectares no mesmo período. O volume atual se aproxima mais ao observado há dois anos, quando foram semeados 112 mil hectares, reforçando uma tendência de redução da cultura no verão.
A diminuição reflete a crescente competição por espaço no campo, sobretudo com a soja, que segue como principal cultura do Paraná, e, mais recentemente, com o milho. O aumento expressivo da área de feijão na safra 2024/25 aparece agora como uma exceção, influenciado pelo avanço das exportações. No entanto, o mercado externo ainda precisa se consolidar como alternativa segura para sustentar o interesse dos produtores.
A expectativa inicial de produtividade gira em torno de 2.000 quilos por hectare, o que pode resultar em uma produção de aproximadamente 218 mil toneladas. A colheita deverá começar no fim de 2025, com pico estimado para janeiro de 2026.
*Informações do Deral