Paraná
Paraná deve alcançar 3,61 milhões de toneladas de trigo
A Previsão Subjetiva de Safra (PSS), divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), mostra menor produção de trigo, 3,61 milhões, em comparação ao ano passado, 3,64 milhões. Principalmente graças às condições climáticas, espera-se uma redução de 1%. Em junho, a estimativa anterior era de 3,81 milhões de toneladas. Porém, como a estiagem se prolongou, particularmente no Norte, parte das lavouras teve o desenvolvimento ainda mais limitado e apresenta espigas menores.
“Apesar dos indicativos de perda, cabe ressaltar que a colheita ainda não começou, o que torna difícil a projeção com segurança do volume a ser obtido”, disse o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho. Segundo ele, as colheitadeiras devem entrar em campo a partir de agosto, iniciando pelas áreas de maior período de estiagem. “A partir dos resultados dessas áreas haverá maior confiabilidade nos números”, reforçou.
Os demais grãos de inverno foram menos impactados que o trigo, principal cultura deste período. Eles ainda podem apresentar produções dentro do projetado inicialmente. A concentração dessas lavouras está nas regiões Sul e Sudoeste do Estado, onde a seca não foi tão severa.
AEN-PR com edição.