

Brasil
Leilão projeta mais de R$ 30 bilhões para restauração de áreas degradadas no Brasil
Osegundo leilão do Eco Invest Brasil superou as expectativas e vai destinar cerca de R$30 bilhões para financiar a primeira fase do Programa Caminho Verde Brasil. A meta é recuperar, nos próximos 10 anos, 40 milhões de hectares de áreas degradadas para que sejam utilizados em sistemas produtivos sustentáveis.
Coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Caminho Verde Brasil visa impulsionar a recuperação ambiental e a produtividade do setor agropecuário por meio da restauração de áreas degradadas e da promoção de práticas sustentáveis.
“Vamos fazer a economia crescer, produzir mais alimentos, gerar empregos e preservar o meio ambiente. O governo do presidente Lula tem compromisso com a sustentabilidade e o combate à fome. Por isso, estimula as boas práticas do agro, que aumentam a produção sem desmatamento e reduzindo a emissão de carbono”, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
A recuperação de terras degradadas aumenta a disponibilidade para a agropecuária, sem desmatamento de novas áreas. O leilão é um dos mecanismos para financiar o programa e os 10 bancos vencedores se comprometeram com a restauração de, pelo menos, 1,4 milhão de hectares.
“O Caminho Verde Brasil cria condições para um aumento expressivo da produção de alimentos com certificação de sustentabilidade, para expandir as exportações para novos mercados, além de preservar matas nativas”, destacou o coordenador do Caminho Verde Brasil, Carlos Augustin.
*MAPA