Paraná
Invasão em propriedade rural em Guaíra é condenada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR
O Sistema FAEP/SENAR-PR emitiu uma nota de repudio na manhã desta terça-feira (16) em razão da invasão de uma propriedade rural no município de Guaíra, na região Oeste do Paraná, na última segunda-feira (15).
Segundo informações da imprensa local, a área foi invadida por 30 indígenas. No local, produtores rurais sofreram violência por parte dos invasores, sendo que o Samu precisou ser acionado para prestar socorro.
“Mais uma vez, a região Oeste do Paraná é palco de invasões de terra. O local tem sido alvo frequente de indígenas invadindo propriedades rurais privadas. No começo do mês de julho, uma propriedade rural no município de Terra Roxa foi invadida por indígenas”, diz a nota.
“O Sistema FAEP/SENAR-PR ressalta que a passividade do poder público em controlar as invasões tem servido de incentivo para que novos grupos se formem e tentem formar acampamentos. Ainda, a entidade pede que o Marco Temporal, que ratifica que as demarcações de terras indígenas devem ser limitadas à data da promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988) seja cumprido, para que os produtores rurais tenham segurança jurídica”, segue o documento.
O Sistema FAEP/SENAR-PR e o Sindicato Rural de Guaíra estão prestando atendimento aos produtores rurais da região.
*FAEP com edição
Foto: Reprodução/Alô Guaíra