Guarapuava
Guarapuava está entre os cinco maiores produtores de olerícolas do PR
Na perspectiva local, os 399 municípios paranaenses apresentaram cultivos comerciais de olerícolas em 2024, sinalizando a diversidade e distribuição dos produtos da horta em quantidade e qualidade.
São José dos Pinhais, Guarapuava, Marilândia do Sul, Contenda e Araucária, são os cinco principais municípios produtores de olerícolas em ordem de importância, e juntos somam 27,2 mil hectares, donde colheu-se 805,6 mil toneladas com geração de R$ 1,8 bilhão de Valor Bruto da Produção/VBP.
Juntos responderam por parcelas de 23,5% na área, 17,0% na produção e 18,6% no VBP. (OLERI/PR 2024: 115,8 mil hectares; 2,9 milhões de toneladas e R$ 7,1 bilhões).
A relação dessas localidades com o VBP das principais espécies olerícolas exploradas no Estado é observada, principalmente, no cultivo da batata. No entanto, nos três municípios do entorno de Curitiba, a maior aglomeração urbana do Estado, a gama de folhosas é evidenciada.
São José dos Pinhais é um grande produtor de couve-flor, repolho e brócolis; enquanto Guarapuava se destaca com a batata e a cebola; Marilândia do Sul se especializou em cenoura e beterraba; já Contenda explora também a batata e a cebola, além da batata- salsa (ou mandioquinha-salsa); e Araucária com a batata, o repolho e a couve-flor, completa os líderes estaduais desse segmento agronômico.
*Seab