A Pesquisa Agrícola Municipal 2023 (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, aponta o Paraná como o terceiro produtor de cebolas do Brasil, respondendo por 6,3% dos volumes colhidos. Foram cultivados 3,3 mil hectares (ha), produzindo 103,5 mil toneladas (t) e R$ 279,8 milhões em Valor Bruto de Produção (VBP).
No Brasil, segundo o IBGE, o numerário se estabeleceu em: 49,4 mil ha, e 1,64 milhões t e R$ 4,1 bilhões de VBP. Os campos de cebola paranaenses estão distribuídos pela Região de Curitiba (47,8%); Guarapuava (20,2%) e Irati (19,0%), perfazendo 87,0% da área colhida, os demais 13,0% estão em 10 regiões administrativas, das 23 acompanhadas pelo Departamento de Economia Rural (Deral). A tecnologia empregada nas três regiões acima confere uma parcela de 92,2% nos volumes colhidos.
O município de Guarapuava é o décimo quarto produtor nacional com 1,6% das colheitas e em relação ao estado é o principal, pois concentra 12,9% da área e 23,5% da produção, sendo o bulbo explorado em outras 143 localidades paranaenses. A safra 24/25 das cebolas no Paraná está estimada em 130,0 mil t, 46,6% superior à anterior (88,7 mil t). A totalidade dos 3,3 mil ha previstos estão plantadas e até o final do mês anterior 39% das áreas já haviam sido colhidas, prática que deverá se estender até meados de fevereiro próximo.
Até novembro último a evolução dos cultivos estava propícia a cebola, com 85% das lavouras em boas condições e 15% qualidade mediana, até então a produtividade inicial estava estimada 21,2% superior à safra anterior (39,9 mil kg/ha frente a 32,9 mil kg/ha).
Foram comercializadas pelos agricultores até 25/11/24 cerca de 16,3 mil t de cebolas – 12,6% das 130,0 mil t previstas e 28,7% das 56,9 mil t colhidas até então – com os preços aquém do esperado, o produtor rural optará por armazenar seu produto escalonando as vendas, pois um excesso de cebolas em todo o país deprime os preços em todos os elos da cadeia.
*Seab com edição