O granizo vem castigando as lavouras de tabaco na safra 2025/2026 e já atinge 13.801 produtores nas áreas de atuação da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Os dados são do coordenador de Pesquisa e Estatística, Dener Kreski Turchiello. Segundo Turchiello, a situação se espalha por diferentes estados e microrregiões (veja tabela abaixo).
Ele destaca que, diante de cada nova ocorrência, a Afubra mobiliza sua equipe técnica. “Sempre que ocorre um sinistro, mobilizamos toda essa equipe para atender o associado o mais breve possível”, afirma.
O coordenador reforça que a primeira providência do produtor associado, ao ter sua lavoura atingida por granizo, é comunicar o sinistro à Afubra. O contato pode ser feito por telefone ou WhatsApp, pelo número (51) 3713-7731, informando o nome do associado, CPF e a data em que ocorreu o granizo.
“Assim que possível, um avaliador vai até a propriedade. Caso o produtor precise colher o tabaco antes da vistoria, o associado deve deixar três vergas de amostra: uma no meio da lavoura e uma em cada extremidade. Nas extremidades, nunca usar as primeiras vergas. Sempre deixar a quinta ou sexta verga, de fora para dentro”, orienta. Turchiello lembra também que todo o tabaco que estiver no chão pode ser juntado pelo produtor, sem prejuízo para a análise posterior.
*Afubra
