Paraná

Granizo causa estragos e assusta moradores em Pinhão

Foto: Reprodução redes sociais

Publicado

sobre

No último final de semana, a cidade de Pinhão enfrentou uma forte tempestade de granizo que causou diversos estragos em várias localidades. De acordo com o jornal local Fatos do Iguaçu, a Defesa Civil foi acionada e atendeu 150 residências no sábado e domingo, distribuindo lonas para proteger as casas que tiveram suas estruturas danificadas.

Os maiores danos foram registrados na zona rural do município, especialmente nas localidades de Faxinal dos Silvérios, Distrito de Bom Retiro (Zattarlândia), Assentamento 5 de Maio, Assentamento Vitória e Faxinal dos Albinos.

Também há registros de estragos em escolas municipais, empresas e residências. Uma igreja também foi seriamente afetada com o desabamento do teto devido o peso do granizo acumulado.

ALERTA EM TESTE

A Defesa Civil do Paraná iniciou recentemente os testes de um novo sistema de alerta por celular, conhecido como Cell Broadcast, que visa informar a população em caso de eventos climáticos extremos. Esse sistema permite que celulares em uma área específica recebam mensagens de alerta automaticamente, sem necessidade de inscrição prévia.

Os testes com a população estão programados para o dia 20 de julho em Morretes e União da Vitória.

O novo sistema de alerta da Defesa Civil do Paraná apresenta várias vantagens em relação aos métodos anteriores, como SMS, WhatsApp e Telegram. A principal diferença é que a mensagem de alerta aparece na tela do celular como um pop-up e exige interação do usuário, acompanhada de um alerta sonoro, garantindo que a pessoa tome conhecimento do aviso, mesmo que o celular esteja em modo silencioso.

O objetivo é alertar moradores de áreas vulneráveis a eventos climáticos extremos, ajudando a população a se preparar e a tomar as medidas necessárias para garantir sua segurança.

Defesa Civil mostra como vai funcionar novo teste de alerta em duas cidades do Paraná

*Redação/ Defesa Civil

Continue Reading
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *