

Brasil
Governo Federal realiza nova rodada de conversa com representantes do agro
O Governo Federal reuniu, nesta segunda-feira (4), o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais para mais uma rodada de diálogo com representantes do agro brasileiro.
A reunião contou com ministros de Estado e integrantes de diversas pastas estratégicas para discutir medidas para atenuar os impactos no setor frente às tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou os avanços obtidos até o momento nas negociações com o governo norte-americano, como a exclusão de setores importantes da lista de taxação. “Dos produtos exportados para os EUA, 45% foram excluídos da taxação, 20% estão sujeitos à Seção 232, que trata todos os países de forma igual, e 35% ainda são o desafio que temos pela frente, para buscar a redução das alíquotas ou a exclusão completa, como os demais setores”, afirmou.
Alckmin também reforçou a importância da diversificação de mercados. “Conversamos com o setor sobre a busca de novos mercados. Temos boas possibilidades com a União Europeia e o Reino Unido, onde barreiras sanitárias estão sendo superadas”, acrescentou.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que, além do plano de contingência que está sendo elaborado, o Governo Federal está trabalhando para fortalecer o mercado interno e abrir novas oportunidades no cenário internacional.
Entre os exemplos citados, o ministro destacou o caso do pescado, cujo protocolo sanitário com o Reino Unido já foi finalizado, e agora o esforço é político e diplomático para oficializar a reabertura. Ele também mencionou o Japão, que já realizou auditoria para habilitação da carne bovina, com expectativa de avanço nesse processo.
O encontro reuniu representantes de associações do setor agroindustrial, como madeira, carnes, frutas, café, mel, pescados, curtumes e mobiliário, além dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
*Mapa com edição