

Paraná
Evento em Prudentópolis debate desafios e oportunidades para a apicultura da região
No último sábado (5), o curso de Ciências Contábeis do Câmpus Avançado de Prudentópolis promoveu uma ação de extensão sobre a atividade apícola no Paraná. Realizado em conjunto com a Associação de Apicultores e Meliponicultores de Prudentópolis (Apam) e a Federação Paranaense de Apicultores e Meliponicultores (Fepamel), o evento organizado por acadêmicos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) reuniu quase 160 participantes de toda a região.
“O objetivo foi discutir o cenário atual da criação de abelhas, incentivando o intercâmbio de conhecimentos entre produtores, pesquisadores, extensionistas e demais atores da cadeia produtiva do mel, com foco em inovação, sustentabilidade e valorização da atividade apícola”, afirma a professora Ana Lea Macohon Klosowski, coordenadora da ação.
A docente explica que a atividade integra dois projetos de extensão que estão em andamento na Unicentro – “A extensão universitária na agricultura familiar: da gestão contábil à sustentabilidade” e “A extensão universitária nas associações de produtores rurais: da gestão contábil à sustentabilidade”. O primeiro deles faz parte do Programa de Extensão em Sustentabilidade Territorial, uma parceria entre o Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional. Já o segundo foi aprovado em edital do Universidade Sem Fronteiras (USF), iniciativa extensionista da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).
A ação extensionista contou com o apoio do Sistema Faep (Senar e Sindicato Rural de Prudentópolis), IDR-Paraná, Sicredi, Lojas Real, Móveis Pontarollo, Prefeitura Municipal de Prudentópolis e Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável.
*Coorc Unicentro