Guarapuava
Dia de Campo de Verão dá pontapé inicial às comemorações pelos 75 anos de Entre Rios
Hoje, 04, e amanhã, 05, o Centro de Eventos Agrária é palco do Dia de Campo de Verão, promovido pela Cooperativa e pela FAPA – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária. A abertura do evento técnico, ocorrida nesta manhã, marcou o pontapé inicial para as comemorações pelos 75 anos do distrito de Entre Rios. Na solenidade, foi exibido um vídeo em alusão à data e realizado o lançamento da marca que celebra os 75 anos da comunidade.
Localizado a aproximadamente 20 km da sede de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, o distrito de Entre Rios nasceu a partir da criação da Cooperativa Agrária Agroindustrial e da consequente imigração de famílias suábias para o local, em 1951. Os suábios são uma etnia de origem germânica que habitava a região da Europa onde atualmente ficam Croácia, Hungria, Romênia e Sérvia (antiga Iugoslávia). Na 2ª Guerra Mundial, esse povo teve suas terras expropriadas e por sete anos viveu exilado na Áustria.
A Agrária foi fundada em 05 de maio de 1951. O projeto da organização humanitária Ajuda Suíça, comandado pelo engenheiro agrônomo Michael Moor, visava dar a oportunidade de uma nova vida para 500 famílias suábias, por meio da realização de atividades agrícolas no Brasil. “A base da nossa comunidade foi construída com a Agrária. Entre Rios e a Cooperativa se confundem em termos de desenvolvimento nas áreas econômica, social e cultural. A Agrária continua sendo esse núcleo, junto com seus cooperados, que têm um papel fundamental na geração de empregos e na distribuição de renda”, destaca Adam Stemmer, diretor-presidente da Cooperativa.
No decorrer de 2026, estão sendo programados uma série de eventos para celebrar os 75 anos do distrito de Entre Rios e da Agrária. Grande parte das ações será coordenada pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira. “Essa é uma data muito especial, que precisa ser lembrada. Temos o privilégio de contar com cerca de 120 pioneiros da imigração suábia a Entre Rios ainda vivos, o que é muito especial, por isso, entendemos a importância de homenageá-los por tudo o que fizeram pelo desenvolvimento da nossa comunidade e preservação das nossas raízes culturais”, esclarece a gerente social da Cooperativa, Viviane Schüssler.
Sobre a marca
A marca criada para celebrar os 75 anos de Entre Rios faz referência à data, lembrando a importância que a tradição tem para a comunidade local. As cores usadas remetem à Alemanha, berço do povo suábio, ao brasão que representa a etnia e ao Brasil, considerado pelos imigrantes sua nova pátria. “A tradição suábia é algo que impacta todas nossas ações e que faz parte da missão da Agrária. Ela é visível para quem nos visita, sejam clientes, fornecedores e parceiros. É algo que se renova a cada geração e que mostra o origem do nosso povo e da Cooperativa”, conclui Stemmer.
*Assessoria