Paraná
Coordenadora da CEMF, Lisiane Rocha Czech é premiada em congresso nacional
A Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) continua fazendo história pelo Brasil. A coordenadora do grupo, Lisiane Rocha Czech, conquistou o terceiro lugar na categoria “Grande propriedade” do 7º Prêmio Mulheres do Agro, durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), realizado em São Paulo, nos dias 23 e 24 de outubro. O prêmio reconhece as boas práticas agrícolas lideradas por mulheres, destacando iniciativas inovadoras e sustentáveis que estão alinhadas aos pilares de ESG.
Além de coordenadora da CEMF, Lisiane é vice-presidente do Sistema FAEP e presidente do Sindicato Rural de Teixeira Soares, destacando-se como uma das principais lideranças do agronegócio paranaense. Desde 2021, quando assumiu a liderança da CEMF, seu trabalho tem sido fundamental para a mobilização das produtoras rurais do Paraná em prol do fortalecimento do setor, incentivando as mulheres a participarem do sistema sindical rural. Hoje, 95 comissões locais formadas nos sindicatos rurais reúnem mais de 3 mil mulheres no Estado.
“Sou inspirada pelas minhas amigas produtoras rurais que me fizeram enxergar ser possível fazer a diferença no agro. Motivada por elas, também pude aplicar práticas focadas em ESG dentro da propriedade, promovendo a sustentabilidade, fortalecendo a comunidade e as nossas famílias, além de criar um ambiente mais harmonioso e colaborativo”, destaca Lisiane.
Dentro da porteira, Lisiane é agrônoma e produtora rural. Embora tenha morado e estudado em Ponta Grossa, passou a maior parte da infância e adolescência no campo, acompanhando seu pai e os irmãos na rotina da fazenda. Sua paixão pelo agronegócio é um legado familiar, inspirado em suas bisavó e avó, que também foram líderes em suas comunidades.
Após concluir a graduação, Lisiane se mudou para Teixeira Soares, onde recebeu um pedaço de terra do pai. Inicialmente voltada para a pecuária de corte, a propriedade passou por uma transformação no final da década de 1990, quando Lisiane decidiu investir na atividade leiteira. A produtora modernizou a propriedade, transformando-a em um exemplo de produção. A fazenda também conta com produção de grãos e criação de ovinos.
Além disso, Lisiane adota práticas de sustentabilidade, como geração de energia renovável e reutilização dos dejetos animais, garantindo que a propriedade seja desenvolvida de acordo com os princípios de ESG. Segundo a coordenadora da CEMF, o foco da propriedade é o bem-estar de todos os envolvidos na atividade, refletindo seu compromisso com um agronegócio mais sustentável e inclusivo.
“As pessoas são os elos mais importantes dentro do nosso negócio. Sem elas nada acontece. Então preciso que elas amem o que fazem”, conclui.
*Sistema FAEP/SENAR-PR com edição