Paraná

Cooperativas do Paraná inovam com produção do ‘Beef on Dairy’ no Brasil

Fotos: Redação e Assessoria

Published

on

As cooperativas paranaenses CooperAliança e Frísia e Capal estão iniciando um grande projeto no mercado de carne bovina no Brasil com a produção de “Beef on Dairy”, um modelo que alia a produção de leite e carne de alta qualidade. Utilizado em países como os Estados Unidos e México, o ‘Beef on Dairy’ chega ao Brasil por meio dessa parceria, que une esforços e fortalece tanto os setores de pecuária de corte quanto o leiteiro.

O projeto consiste no cruzamento de vacas leiteiras, especialmente de raças como a Holandesa e Jersey, com touros Angus, garantindo uma carne de qualidade, que atende ao exigente mercado de carnes nobres. "O projeto ‘Beef on Dairy’ resulta em uma carne de altíssima qualidade. No Brasil, porém, ainda é uma novidade, o que torna essa iniciativa inovadora”, explica o gerente de Fomento da CooperAliança, Robson Ueno.

 

Robson Bueno, Gerente de fomento da CooperAliança

 

Desde 2021, as cooperativas vêm testando o modelo. Iniciaram com inseminações em vacas leiteiras, o que gerou bezerros de cruzamento com ótimo potencial de crescimento e rendimento. Em 2024, os primeiros abates realizados pela CooperAliança comprovaram a qualidade excepcional da carne, certificada pela Associação Brasileira de Angus.

Na prática, o “Beef on Dairy” envolve o processo de engorda de bezerros de cruzamento nas propriedades dos cooperados da Frísia, com toda a assistência técnica da cooperativa para maximizar o desempenho dos animais. “Desde a fase de aleitamento até a fase de engorda, a cooperativa oferece suporte completo aos produtores”, explica Monique Niens, responsável pelo projeto na Frísia.

 

Monique Niens, responsável pelo projeto na Frísia.

 

A iniciativa tem ajudado produtores a otimizar suas produções, permitindo a seleção de vacas leiteiras com melhor rendimento para leite, enquanto as demais são destinadas para a produção de carne. “A principal vantagem dos produtores para adotar esse cruzamento é o desempenho desses animais, porque sabemos que esses animais ,eles desempenham melhor, eles têm uma melhor conversão da carcaça”, comenta Monique.
Impacto

Segundo a Frísia, o projeto já conta com 20 cooperados que participam ativamente da produção do “Beef on Dairy”. O “boitel” da cooperativa é para um confinamento de 1.650 animais. A meta é aumentar ainda mais a participação de cooperados e maximizar a ocupação do confinamento.

Para Robson Ueno, a iniciativa também representa um marco para a economia local. “Esse modelo é uma união de esforços, em um momento em que a pecuária leiteira precisa diversificar suas fontes de renda. Ao mesmo tempo, o mercado de carne premium cresce, exigindo maior produção de qualidade”. A CooperAliança e a Frísia vislumbram ampliar o alcance do “Beef on Dairy”; no mercado nacional, consolidando o Paraná como um estado inovador na pecuária.

Certificação

O processo é monitorado de perto pela Associação Brasileira de Angus, garantindo a certificação dos animais e atendendo ao padrão de excelência exigido para o selo de carne Angus. A produção da carne com essa certificação atende a um mercado prime e de alto valor agregado, oferecendo aos consumidores um produto de alta qualidade e aos produtores uma nova fonte de renda.

 

 

*Redação/Daiara Souza

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *