Negócios
CooperAliança realiza treinamento para veterinários parceiros
A CooperAliança realizou pelo segundo ano consecutivo um evento voltado à capacitação das suas equipes de campo e de profissionais que atuam diretamente com os cooperados das diversas regiões do Paraná. O objetivo principal deste encontro é aprimorar o conhecimento técnico e prático dos profissionais em manejo reprodutivo, uso de protocolos de IATF e inseminação, com foco na melhoria genética e na produção de qualidade.
“A ideia é primeiramente capacitar eles. Atribuir para eles esse conhecimento é interessante para a Cooperativa. Eles participam da escolha do touro, da seleção do animal, que acaba vindo e fazendo parte do nosso abate final”, comentou o técnico de campo e veterinário da CooperAliança, Renan Guilherme Mota.
A programação do evento incluiu palestras com especialistas, profissionais de parceiras da cooperativa, que apresentaram conteúdos atualizados sobre diferentes aspectos da pecuária de corte. A primeira foi com Danilo Bisinoto, técnico da Alta Genetics, que abordou a organização da estação de monta, planejamento, execução e apresentação de resultados aos produtores.
Guilherme Moretto, médico veterinário e representante da Alta Genetics, apresentou cases de sucesso relacionados à estação de monta e ao manejo reprodutivo, destacando a importância da atuação do veterinário. O palestrante discutiu sobre o manejo do sêmen no momento da inseminação, técnicas de descongelamento e manutenção da temperatura, além de orientações sobre programas genéticos e sumários de touros.
E na terceira palestra, Carlos Eduardo Consentini, técnico da Global Gen, fez uma revisão sobre fisiologia, a aplicação de acordo com os hormônios, protocolos de IATF e dos fármacos disponíveis no mercado.
De acordo com Renan Mota, os participantes são veterinários que já atuam em fazendas de cooperados ou que atuam em fazendas da região que fornecem bezerros para os produtores da CooperAliança.
Na avaliação de Renan, o resultado do primeiro evento, realizado em 2023, propiciou a segunda edição. “Ano passado foi um evento um pouco mais curto, mais breve. A reciprocidade do pessoal foi muito positiva. Este ano aumentou o volume, cresceu a quantidade de participantes e novamente foi muito positivo”, afirmou.
Katuane Regina dos Santos Gabiato de Araújo, Médica Veterinária da Agropecuária Dias Lorenzetti, foi uma das profissionais participantes. Ela destacou a importância do evento para a troca de experiências e conhecimento sobre a realidade de outras propriedades. “Isso é fundamental para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Mas, principalmente, dos cooperados que compartilham ali, no dia a dia, nosso conhecimento, o nosso trabalho. E isso vem contribuindo para melhores resultados, um avanço na genética, melhores resultados de fertilidade e, por fim, de uma carcaça bem acabada, também. Que é um interesse de todos”, ressaltou.
Ações como esta demonstram o compromisso da cooperativa com a inovação e a melhoria dos processos produtivos. A capacitação das equipes de campo é essencial para garantir que os cooperados tenham acesso às melhores práticas e tecnologias disponíveis e para melhores resultados no campo e na indústria.
*Acessória AgroRegional