

Guarapuava
CooperAliança é escolhida como referência nacional na Rota da Ovinocultura
A CooperAliança recebeu, nesta semana, uma visita especial do consultor do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Daniel Benitez, acompanhado do supervisor técnico da Dieese (RS), Ricardo Franzoi, e do professor da UERGS (RS), Leonardo Menezes. O encontro teve como objetivo discutir a Rota da Ovinocultura e reafirmar a CooperAliança como referência nacional no setor.
A Rota da Ovinocultura é uma iniciativa que busca conectar diferentes pólos de produção em diversas regiões do país, incentivando o desenvolvimento do setor em todas as suas vertentes, incluindo carne, leite, lã e peles. Durante a visita, Benitez destacou a importância da CooperAliança dentro desse projeto.
“Desde que o Ministério me pediu para fazer essa consultoria, eu disse que de carne minha referência se chama CooperAliança. Queremos que a CooperAliança seja a referência a nível de Brasil de como é possível, sim, trabalhar com sucesso com o sistema cooperativado. Desde que conheci a CooperAliança, a cooperativa já sabia onde queria, como queria e quando chegaria e chegou. E esse é o grande diferencial”, salientou Benitez.
Benitez também ressaltou a importância do cooperativismo para o sucesso da ovinocultura no Brasil. Segundo ele, o modelo cooperativo do Paraná é um exemplo único no país e na América Latina, contribuindo para a organização e fortalecimento da cadeia produtiva.
A escolha da CooperAliança como referência foi celebrada por Adriane Thives Araújo Azevedo, cooperada de ovinos e vice-presidente da CooperAliança. “A escolha da CooperAliança como referência nacional na produção de ovinocultura é um reconhecimento aos esforços e dedicação dos nossos cooperados, técnicos e colaboradores da indústria na entrega de carne de alta qualidade. Essa escolha da cooperativa mostra a importância que o cooperativismo tem no desenvolvimento desta cadeia.”
A visita também incluiu reuniões com o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, para apresentar a relevância do projeto e o impacto positivo que ele pode gerar para Guarapuava e outras cidades do Paraná. Com esse reconhecimento, a CooperAliança reforça sua posição como protagonista no setor e fortalece o cooperativismo como um caminho para o crescimento da ovinocultura no Brasil.
*Assessoria AgroRegional para CooperAliança