Negócios
Cooperados de Cruz Machado celebram parceria na entrega de ovinos para a CooperAliança
Desde 2017 um grupo de produtores de ovinos de Cruz Machado, no Sul do Paraná, produz cordeiros para a CooperAliança. Formados por seis produtores, o grupo detém uma cota única de cooperado, mas se destaca no número de animais entregues, inclusive com premiações recebidas.
Essa modalidade de participação na cooperativa foi uma forma de permitir que os ovinocultores tivessem número suficiente de animais para entrega. Um dos cooperados é Vilmar Frankenberger. Ele comenta que um dos pontos positivos ao se tornar cooperado foi a assistência técnica recebida. “Para nós é essencial a questão da assistência técnica. Para minha propriedade aqui fez total diferença a questão da assistência técnica. Então, somos muito gratos por estar recebendo esse acompanhamento da CooperAliança. O sentimento é de segurança e motivação de estar trabalhando e produzindo um produto de qualidade”, afirmou.
O produtor destaca o papel fundamental que a cooperativa teve na sua produção, principalmente em relação à assistência na produção de silagem. “Para mim a silagem, há alguns anos, era uma questão muito desafiadora. Graças à ajuda, ao trabalho do Sibonei [técnico da cooperativa que atende os produtores de Cruz Machado], vem dando muito resultado, temos produzido uma silagem de muita qualidade”, disse.
Valdinei Frankenberger é outro integrante do grupo e lembra que além da assistência, passaram a ter outros benefícios ao produzir para a CooperAliança. “Temos preço competitivo, coisa que até então nunca tínhamos tido antes. E é muito satisfatório produzir um cordeiro com a CooperAliança”.
Unidos para fazer a entrega, o grupo já teve o trabalho reconhecido dentro da cooperativa. Em 2021 e 2022 os produtores receberam uma premiação da regularidade de entrega de cordeiros, ocupando em 2022 o terceiro lugar de quantidade de Cordeiros entregues para a CooperAliança. “Isso é um motivo de muita alegria e satisfação para o grupo”, comenta Vilmar.
INTEGRAÇÃO
Para celebrar os resultados e a parceria entre eles e a cooperativa, o grupo realiza, anualmente, um encontro para confraternizar, incluindo os familiares, que no dia a dia, também colaboram com a produção de excelência do cordeiro CooperAliança
“Buscamos sempre se reunir uma vez por ano, colocar os assuntos em dia. E comer um churrasco de cordeiro também, por que não?”, afirma Valdinei.
O grupo também interage via grupo de WhatsApp, onde trocam informações, tiram dúvidas e combinam os detalhes quando há entregas programadas.
*Acessória AgroRegional