Paraná

Área do tabaco deve aumentar 5% no Paraná, indica Deral

Foto: Afubra

Published

on

O transplante de mudas de tabaco está próximo de ser finalizado, atingindo 97% da área dedicada à cultura no Paraná. Quando finalizado, deverá ocupar uma área de 78,1 mil hectares neste ciclo 24/25, espaço 5% superior aos 74,6 mil hectares de 23/24. 

As informações estão no boletim da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), publicado nesta quinta-feira (24).

Além do avanço da área, há grande possibilidade de uma recuperação das produtividades no tabaco. Conforme o Departamento de Economia Rural (Deral), a nebulosidade e as chuvas ocorridas em outubro prejudicaram as produtividades na safra anterior de maneira pouco comum, resultando em uma produção de 148,4 mil toneladas. 

Com a ausência do fenômeno El Niño atualmente, a expectativa é de que as produtividades voltem à normalidade, o que pode resultar em uma produção de 200 mil toneladas. Para que isso aconteça é necessário que se mantenham boas condições de tempo, a exemplo do observado até o momento, visto que 95% da área têm lavouras em boas condições e 5% médias, estas últimas são resultado do plantio mais precoce em um período de precipitações insuficientes. 

A produção de tabaco é concentrada na região Sul do Paraná, especialmente nos municípios de São João do Triunfo, que detém mais de 10% da área. Outros destaques são Rio Azul, Ipiranga e Prudentópolis. Nesta região e entorno há relatos de que, apesar da diminuição de arrendamentos para grãos, os produtores de tabaco mantiveram o mercado de aluguel de terras aquecido.

*Seab com edição