Ivaí
Agricultor de Ivaí destaca trabalho na área rural e importância dos cursos
Maurílio Soares e a família atuam no cultivo de soja, milho, trigo, feijão e fumo e participam das ações do Sindicato Rural do município
O produtor Maurílio Soares, morador da comunidade de Vespeira, no interior de Ivaí, é um exemplo de quem gosta da vida no campo e tem amor pelo lugar onde nasceu.
Casado com a também agricultura Jacqueline Erdmam Soares e pai de João Lucas e Ana Maura, ele trabalha duro na lavoura e conta com a ajuda da família para desenvolver os serviços na propriedade.
“Meus pais vieram do Rio Grande do Sul para a cidade de Ivaí. Eu nasci nessa comunidade e sempre morei aqui. Gosto desse estilo de vida pois foi onde me criei desde quando era pequeno”, disse ao Boletim AgroRegional.
O produtor rural comentou sobre o dia a dia no campo e afirmou que o serviço depende do momento em que a lavoura está. Ou seja, há estágio no cultivo em que o trabalho é intenso, no entanto, há períodos de calmaria.
“A rotina varia bastante conforme a época, na época de semeadura e colheita é mais corrida, mas nas demais épocas é mais sossegado”.
São cinco as principais culturas que Maurílio cultiva, são elas o feijão, milho, soja, trigo e fumo. Este último é o que mais precisa de atenção do produtor. “O cultivo do fumo é o que demanda mais tempo, pois é uma cultura com mais serviço manual”, disse.
Por outro lado, não é o tabaco que traz o maior retorno financeiro para a família. “A principal renda vem do cultivo da soja que é cultivada em maior área”, contou ao AgroRegional. A soja é hoje a principal cultura em geração de ganhos no estado. Em Ivaí, por exemplo, somente o Valor Bruto de Produção (VBP) de 2020, da soja na primeira safra, foi de R$79.179.613,50. A área plantada foi de 14.500,00 hectares e a produção de 56.550,00 toneladas.
CLIMA
Assim como grande parte dos agricultores da região, Maurílio também teve a plantação atingida pela questão climática, um tema que tem sido recorrente no meio rural e que é motivo de debate no setor do agronegócio.
O relato de Maurílio sobre como foi afetado é o mesmo de outros produtores ouvidos pelo AgroRegional nos últimos meses.
“O granizo afetou nossas lavouras duas vezes no ano passado. Uma em março afetando as sojas que já estavam secas e outra em dezembro afetando a nova safra de soja que estava verde e também o fumo. A seca também nos prejudicou em dezembro com uma grande estiagem”, explicou.
Para o produtor, este será um problema cada vez mais presente na vida dos agricultores. “São essas consequências de um clima cada vez mais desregulado, que dificulta o trabalho de nós agricultores”.
CURSOS
A parceria entre Sindicato Rural e Senar-PR tem oferecido diversos cursos para produtores do município e região. Maurílio Soares é um dos que têm aproveitado essas oportunidades para adquirir mais conhecimento e desenvolver ainda melhor as atividades na propriedade. O Sindicato Rural de Ivaí tem desenvolvido diversas ações para levar capacitação aos produtores rurais.
Um dos cursos que ele participou foi o de aplicação de agrotóxicos. “É muito importante, nos dá noções do manejo de agrotóxicos e também para melhor organização da propriedade rural”, afirmou.
Para finalizar a entrevista, o agricultor deu também a opinião sobre a importância de quem trabalha na área rural. “Os agricultores são os pilares da sociedade, pois é da agricultura que vem a comida para toda a população mundial e sem o trabalho dos agricultores, a escassez de alimentos será total”, pontuou.
*Redação/Daiara Souza