O Paraná conquistou duas importantes premiações na 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O reconhecimento nacional destaca o compromisso e as ações do Estado na promoção da segurança alimentar e nutricional, bem como na consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A premiação será em 17 de dezembro.
O Estado foi premiado na categoria “Bom Funcionamento das Instâncias do Sisan nos Estados”, que reconhece as unidades federativas com melhor desempenho na gestão e implementação do sistema, e também na categoria “Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”, com o Programa Compra Direta Paraná.
COMPRA DIRETA
O Compra Direta Paraná é uma das principais iniciativas estaduais de apoio à agricultura familiar. O programa conta, todos os anos, com R$ 77 milhões para aquisição de gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, que fazem a entrega direta à rede socioassistencial do Estado, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, hospitais filantrópicos, entre outros.
SEGURANÇA ALIMENTAR
A categoria “Bom Funcionamento das Instâncias do Sisan nos Estados” trata do sistema público de gestão intersetorial e participativa que permite a articulação entre os três níveis de governo e sociedade civil organizada para a implementação e execução das políticas de segurança alimentar e nutricional.
O Estado possui o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Paraná – Caisan/PR, além de contar com o IV Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional 2024-2027, com 83 metas e 170 ações a serem implementadas. A Caisan é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Outro destaque se refere à adesão dos municípios ao Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Sisan), com 90% das cidades paranaenses.