Paraná
A importância do cadastro de imóveis na Patrulha Rural
Nos últimos anos, diversas ações têm contribuído para aprimorar o combate à criminalidade nas áreas rurais, como a parceria do Sistema FAEP/SENAR-PR com a Polícia Militar do Paraná (PM-PR), que conta com uma coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária.
“Nosso foco é principalmente preventivo e a primeira ação quando um agricultor recebe os policiais é a realização de um cadastro. Já nesse primeiro contato é feita uma orientação sobre aspectos que podem proporcionar maior segurança àquela propriedade”, explica o chefe desse setor da PM, Capitão Íncare Correa de Jesus.
O policial relembrou que a Patrulha Rural, criada em 2009 e com reformulação em 2021, conta com policiamento em todos os batalhões da PM com uso de tecnologia. “Temos desde o cadastro com georreferenciamento, uso de drones, sistema mobile específico para cadastro, internet móvel para viaturas e uma série de inovações ligadas à segurança pública”, aponta.
É possível realizar um pré-cadastro on-line. Posteriormente, a PM realizará uma visita à propriedade para repassar orientações sobre medidas de segurança e ações proativas de prevenção de crimes nas áreas rurais. Para saber os detalhes de como realizar o procedimento, acesse as orientações no site do Sistema FAEP.
Cartilha sobre segurança no campo
O Sistema FAEP e a PM-PR elaboraram uma cartilha com orientações aos produtores rurais sobre como aumentar a segurança nas propriedades rurais. Para acessar e baixar o material em PDF, clique aqui.
*FAEP com edição