Paraná
Chuvas recentes favorecem semeadura da soja no Paraná
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) publicou nesta quinta-feira (19) o boletim semanal da conjuntura da agropecuária paranaense. Um dos destaque é o tímido avanço do plantio da soja no estado.
Segundo o relatório, as chuvas ocorridas no último final de semana beneficiaram a semeadura. Foram plantados, até o momento, pouco mais de 30 mil hectares, que representa 0,52% da área a ser plantada, estimada em 5,8 milhões.
De acordo com a Seab, com a umidade do solo recomposta e o fim do vazio sanitário em todo Estado, que acontece nesta semana, espera-se que no próximo relatório semanal do Deral tenha um salto grande no plantio.
No cenário internacional, o USDA informou que a colheita da soja do segundo maior produtor mundial da oleaginosa, os Estados Unidos, avançou e já chegou a 6% da área estimada de quase 35 milhões de hectares.
A produção está estimada em 124 milhões de toneladas. Com a entrada da soja americana no mercado, finaliza-se o período de entressafra e há uma tendência maior de pressão sobre os preços da commodity.
*Redação/Seab