Paraná
INMET alerta para queda acentuada de temperatura nos próximos dias
No decorrer desta quarta-feira (7), uma massa de ar frio, que se desloca pelo continente sul-americano, começará a atuar sobre o Brasil, inicialmente provocando queda das temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.
Na quinta-feira (8), o ar frio avança sobre o Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste do Mato Grosso e sul e sudeste de São Paulo. Na sexta-feira (9), o sistema prossegue se deslocando e na sua trajetória atingirá o centro-oeste e sul do Mato Grosso, Rondônia, sul de Goiás, demais áreas de São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro.
No sábado (10), o ar frio se propaga também para áreas de Goiás, noroeste, sul, oeste e Zona da Mata de Minas Gerais e demais áreas do Rio de Janeiro. Ainda neste dia, o frio avança ainda mais atingindo parte da Região Norte, onde o fenômeno é conhecido como Friagem, declinando as temperaturas no Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará.
No domingo (11), a massa de ar frio, embora já enfraquecida, provocará declínio no norte de Goiás, Distrito Federal, área central de Minas Gerais e no centro-sul do Espírito Santo.
As temperaturas sobre o sul do País continuarão baixas entre a noite de quarta-feira (7) e o sábado (10), caracterizando assim o início de uma onda de frio. Não se pode descartar a possibilidade de neve, em pontos isolados das Regiões Serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre a sexta-feira (9) e o sábado (10).
No fim do domingo (11), uma outra massa de ar frio trará reforço ao tempo frio no sul do país, mantendo as temperaturas baixas até pelo menos a quarta-feira (14), com ápice de frio e geadas intensas na terça-feira (13).
PARANÁ
De acordo com os meteorologistas do Simepar, a frente fria continua avançando sobre o Paraná, provocando chuvas e alguns raios sobre as diversas regiões paranaenses. Chove em vários momentos do dia, mas com baixo risco de tempestades. Temperaturas ficam amenas durante a tarde, mas entre o norte e o norte pioneiro ainda esquenta um pouco mais. Além disso, há forte resfriamento previsto a partir do anoitecer entre as regiões oeste, sudoeste e centro-sul, devido ao ingresso de uma massa de ar frio.
Para sexta-feira ainda deve chover entre o noroeste, norte e o leste do Paraná, mas a instabilidade tende a perder força no decorrer do dia, pois a frente fria se afasta em direção ao Sudeste do Brasil. Destaque uma o ingresso de uma massa de frio, que provoca declínio acentuado das temperaturas. Faz bastante frio sobre a maioria das regiões paranaenses, e mesmo à tarde os valores previstos ficam bem amenos. Vento também aumenta a sensação de frio.
*Inmet/Simepar