Brasil

Com 2,75 milhões de toneladas, safra catarinense de soja cai 8,1%

*Secretaria Estadual de Agricultura/ SC

Publicado

sobre

A colheita da soja e do milho está concluída em Santa Catarina. Conforme os dados levantados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), a safra de 2023/2024 foi encerrada com a confirmação de uma produção menor do que a registrada na safra anterior. 

O cultivo mais afetado foi o do milho grão, que teve uma produção total 21,8% menor. No caso da soja, a produção total recuou 8,1% na comparação com a safra de 2022/2023. Os dados constam no Boletim Agropecuário do mês de julho.

Conforme o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias, a redução na produção de milho foi consequência de um encolhimento da área plantada e da produtividade média. “Houve uma redução de 8,7% na área plantada com milho em Santa Catarina, além disso, problemas climáticos ocasionaram uma redução significativa da produtividade média”, explica.

Enquanto na safra 2022/2023 a produtividade do milho, no Estado, atingiu a média de 8,3 toneladas por hectare, na safra 2023/2024 esse volume foi de aproximadamente 7 toneladas por hectare, uma redução de quase 15,2%. No total, foram colhidas na safra recém encerrada 2,26 milhões de toneladas de milho. 

No caso da soja, a área plantada cresceu 2,5%, mas a produtividade da primeira safra diminuiu. Conforme os dados disponíveis no Observatório Agro Catarinense, na média, a produtividade da soja, na safra 2023/2024, ficou em aproximadamente 3,4 toneladas por hectare. Na safra 2022/2023 a produtividade média registrada foi de quase 3,8 toneladas por hectare. Com isso, a produção total na safra catarinense recém encerrada ficou em 2,75 milhões de toneladas.

*Secretaria Estadual de Agricultura/ SC com edição

Continue Reading
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *