Guarapuava
Produtores Rurais devem ficar atentos ao prazo final para emissão da NFP-e
O Departamento de Nota de Produtor da Prefeitura Municipal de Guarapuava reforça o comunicado aos produtores rurais sobre o novo prazo para adequação à emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) nas operações internas. Conforme a Norma de Procedimento Fiscal nº 032/2025, publicada pela Secretaria da Fazenda e Receita Estadual do Paraná, o prazo foi prorrogado até o dia 5 de janeiro de 2026.
A medida estende o período de transição da Nota Fiscal modelo 4 (em papel) para o modelo eletrônico, nas operações realizadas dentro do Estado do Paraná. Já para as operações interestaduais, a obrigatoriedade da emissão da NFP-e está em vigor desde 3 de fevereiro de 2025.
Os produtores podem emitir os documentos eletrônicos em duas modalidades, a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (modelo 55 completa) ou pelo aplicativo NFF – Nota Fiscal Fácil (modelo 55 simplificada). Para emitir a versão completa, é necessário ser usuário do Receita PR, conforme instruções disponíveis, AQUI. Já para a emissão pelo aplicativo, o produtor deve baixar o AppNFF e possuir uma conta GOV.PR para acesso.
O sistema eletrônico traz mais agilidade e eficiência ao processo tributário, eliminando a necessidade de deslocamento até a prefeitura para retirada ou entrega de notas em papel.
O Departamento de Nota de Produtor também alerta os agricultores que ainda não realizaram a baixa das notas de 2024, preenchidas ou em branco, para que o façam o quanto antes e evitem multas e cancelamento do CAD/PRO.
Os produtores que possuem notas modelo 4 emitidas em 2025 e desejam efetuar as baixas antes dos prazos finais podem fazê-lo entre outubro e dezembro de 2025, evitando filas e esperas no atendimento.
Para mais informações, o atendimento do Departamento de Nota de Produtor está disponível pelos telefones (42) 3142-0857 e (42) 3142-0859.
*Secom Guarapuava