

Guarapuava
Agrária utiliza WinterShow para estreitar laços com diferentes públicos
Além de trazer informações sobre o cultivo de cereais de inverno, o WinterShow está se consolidando como um canal importante para que a Agrária se aproxime de três públicos essenciais para a Cooperativa: as mulheres, os jovens que estão sendo direcionados para a sucessão na atividade rural, e as crianças.
No primeiro dia do evento, o Núcleo Feminino preparou uma programação especial voltada para cooperadas, esposas e filhas de cooperados. O grupo visitou estandes de expositores e participou da palestra Do Planejamento ao protagonismo: Mulheres e as Finanças, realizada pela equipe do Sicredi. “Há quatro anos passei a participar de forma mais ativa da nossa atividade, pois além do plantio de grãos temos também uma leiteria. E com isso comecei a frequentar o Núcleo Feminino, para me inteirar mais sobre o negócio. Para mim, o contato que tivemos com os fornecedores durante o giro pelos estandes é muito relevante, para entendermos melhor a eficácia de cada produto que usamos na fazenda”, avaliou a cooperada Marlene Heiser Sander.
Já o segundo dia de WinterShow focou em atividades direcionadas aos jovens que estão ou que em breve estarão passando pelo processo de sucessão. Pela manhã, aconteceu a palestra As estratégias de sucessão, governança e liderança no agro, com Miguel Cavalcanti. À tarde, o palestrante mediou uma mesa redonda com cinco jovens cooperados que atuam em diferentes funções nas propriedades de suas famílias. “É sempre muito pertinente esse debate que a Agrária promove com quem já está inserido no negócio, para conhecer as histórias e as experiências de outras famílias. Os colegas trouxeram pontos muito interessantes e deixaram conselhos que servem para todas as configurações familiares”, afirmou o cooperado Eddy Schuaigert, que há pouco mais de um ano está à frente do negócio família.
De acordo com Manfred Majowski, Diretor Vice-Presidente da Agrária, o engajamento das mulheres e dos jovens no dia a dia no campo e nas iniciativas da Cooperativa fortalecem a atividade rural e o cooperativismo. “Quase 40% do nosso quadro de cooperados é formado por mulheres. Nós percebemos que elas têm uma força de mobilização muito maior que os homens. E quanto aos sucessores, entendemos que quando antes eles entenderem a gestão do negócio melhor preparados estarão para assumir as propriedades”, ressaltou Majowski.
As crianças e adolescentes também tiveram vez no WinterShow 2025. Nessa quinta, 03, os alunos do Colégio Imperatriz de 07 a 14 anos assistiram à aula show Ciência interativa: explorando a magia do conhecimento, promovida pela equipe da Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo). “Eu já vim no WinterShow com o meu pai e com a minha mãe e achei essa palestra muito legal. A parte que eu mais gostei foi quando a Alana subiu lá no palco e ficou com o cabelo arrepiado”, comentou a estudante Catharine Leh Illich, de 10 anos.
*Assessoria