

Paraná
Ranking Valor 1000 coloca 19 cooperativas do PR entre as mil maiores empresas do BR
Entre as mil maiores empresas brasileiras, 19 são cooperativas paranaenses. As informações são do Anuário Valor 1000, do Valor Econômico, principal jornal de economia e negócios do Brasil. Há 25 anos, o documento serve como uma fonte de consulta para investidores interessados no desempenho e nos rumos do setor empresarial.
O anuário, que considera dados de 2024, traça um perfil das grandes companhias a partir da captação, análise de balanços e montagem dos rankings realizadas pela Serasa Experian, com definição e critérios de avaliação de desempenho desenvolvidos pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, por meio do Centro de Estudos em Finanças, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Destaca-se em 53º lugar no ranking geral a Coamo, com receita líquida de R$ 26,78 bilhões em 2024. O posicionamento é comemorado pela diretoria, cooperados e funcionários. “Mesmo com as adversidades climáticas e a redução de preços que afetaram a rentabilidade dos produtores, encerramos 2024 com um resultado positivo e distribuímos R$ 694 milhões em obras aos cooperados como resultado da sua movimentação na Coamo, e registramos um crescimento de 13% do patrimônio líquido em relação ao ano anterior”, explica o presidente do Conselho de Administração da Coamo, engenheiro agrônomo e idealizador da cooperativa, José Aroldo Gallassini.
Na sequência, estão a Lar, na 66ª posição, a C.Vale, na 67ª posição, Copacol (136ª), Cocamar (141ª), Agrária (202ª), Integrada (220ª), Frimesa (228ª), Frísia (234ª), Castrolanda (237ª), Coopavel (245ª), Coasul (249ª), Cocari (285ª), Capal (288ª), Copagril (463ª), Tradição (495ª), Primato (687ª), Bom Jesus (717ª) e a Coagru (804ª).
*Sistema Ocepar