Paraná
Integração lavoura-pecuária é destaque de mostra tecnológica do IDR-PR em Ponta Grossa
Cerca de 200 pessoas, entre produtores rurais, estudantes, técnicos e gestores públicos, participaram nesta semana, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, da II Mostra Tecnológica da Fazenda-Modelo, promovida pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), com o tema “Integração Lavoura-Pecuária”.
A diretora de pesquisa e inovação do IDR-Paraná, Vania Moda Cirino, ressaltou o papel estratégico da pesquisa no desenvolvimento de opções tecnológicas para a agricultura. “Adotar sistemas integrados de produção é uma das principais alternativas para alcançarmos uma agropecuária sustentável. Temos que, cada vez mais, aprimorar essas técnicas”.
SUSTENTABILIDADE
De acordo com a pesquisadora do IDR-PR Laíse Pontes, a diversificação dos modelos de produção é ferramenta essencial para o futuro da agropecuária. Ela disse que os sistemas integrados de produção agropecuária e o consórcio entre gramíneas e leguminosas forrageiras de inverno são alternativas consistentes para intensificar o uso da terra de forma sustentável. “Essas práticas ampliam a resiliência do sistema produtivo, aumentam a produção de biomassa e favorecem o ciclo de nutrientes no solo”.
PURUNÃ
O pesquisador José Luiz Moleta abordou alternativas para utilização da raça Purunã, desenvolvida na própria Fazenda-Modelo, na pecuária de corte e também de leite. “Mostramos aos produtores que é fácil e prático trabalhar com o Purunã, uma raça versátil, com boa docilidade, adaptabilidade e habilidade materna”, disse.
Ele apresentou aos participantes do evento a técnica chamada de “amamentação controlada”, na qual o bezerro fica com a mãe apenas uma vez ao dia. “Além de destacar a habilidade materna da raça, temos resultados que comprovam bons resultados na eficiência reprodutiva do rebanho”.
Ao longo da tarde, os participantes ainda puderam conhecer as cultivares de aveia forrageira desenvolvidas pelo IDR-Paraná e discutir com pesquisadores aspectos da consorciação de forrageiras de inverno com o objetivo de pastejo e cobertura do solo e, ainda, observar na prática a técnica de produção de pré-secado de aveia.
*AEN-PR com edição