

Paraná
Colheita de trigo tem início e cenário é otimista no Paraná
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgou, na terça-feira (26), o boletim semanal de tempo e cultivo, com dados atualizados das principais culturas produzidas no Paraná.
No destaque às culturas de inverno, o trigo teve a colheita iniciada em algumas áreas. Conforme o documento, com dados de 19 a 25 de agosto, 2% da área havia sido colhida. No campo, a cultura representa 83% das lavouras em boas condições e 12% em situação mediana. As áreas consideradas ruins correspondem a 5% do total plantado. Em relação às fases da cultura, a maior parte (45%) está em frutificação.
“O trigo está em estágios que variam do enchimento de grãos e floração à maturação fisiológica. A incidência de doenças, como ferrugem e oídio, esta última em maior intensidade, exige manejo constante. A expectativa geral é positiva, com rendimentos próximos ou até superiores ao estimado inicialmente em algumas áreas”, indica o boletim da Seab.
Cevada
De acordo com a Secretaria, a cevada apresenta lavouras em desenvolvimento vegetativo e início de frutificação. “Em algumas áreas, já há expectativa de colheita, embora a produtividade inicial possa ser menor devido às geadas de junho. A sanidade permanece boa, com baixa incidência de pragas e doenças, favorecida pelo clima mais úmido”, aponta o boletim.
Conforme o documento, apenas 1% foi colhido até o momento. No campo, o restante apresentou 89% de boas condições e 11% de condição mediana.