O Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná atualizou a Previsão Subjetiva da safra de trigo para o mês de julho. A expectativa é de uma área semeada de 833 mil hectares, com uma produção de 2,6 milhões de toneladas.
Esse valor representa uma leve diminuição em relação ao volume de 2,7 milhões previstos em junho. Os principais fatores que influenciaram a mudança foram a diminuição da área esperada e a geada de 25 de junho, que impactou principalmente a produtividade da região Norte do estado. Calcula-se que a região tenha uma perda de 84 mil toneladas frente ao potencial de 880 mil.
Outras regiões também foram afetadas de maneira pontual, com destaque para as lavouras plantadas fora do zoneamento. No entanto, o impacto desse cenário ainda é incerto já que primeiras áreas prejudicadas pelas geadas serão colhidas em meados de agosto, momento em que se terá maior clareza sobre os prejuízos.
A boa notícia é que o frio registrado nesta semana não deve causar prejuízos para a cultura do trigo, pois as temperaturas negativas foram registradas apenas na região de lavouras mais tardias. Além disso, as chuvas que acompanharam a frente fria contribuíram para diminuir o déficit hídrico em praticamente todo o estado, interrompendo uma sequência de mais de 20 dias sem precipitações em alguns municípios.