Brasil
Morango fênix: mais precoce e com sabor mais doce
A variedade desenvolvida pela Embrapa tem como destaque a precocidade do início da produção dos frutos e o maior equilíbrio entre o açúcar e a acidez
De origem europeia, com textura carnosa e muito suculenta, o morango é um pseudofruto de grande aceitação do grande público, principalmente por ajudar na prevenção de doenças e na redução do colesterol e dos níveis de glicemia.
No mundo, existem cerca de mais de 20 espécies descritas, com muitos híbridos e cultivares. Já no Brasil, a Embrapa Clima Temperado desenvolveu uma cultivar nacional de morango, conhecida como Morango BRS DC25 (Fênix). Ele se destaca pela precocidade do início da produção dos frutos e pelo maior equilíbrio entre o açúcar e a acidez.
Essa é uma característica que permite um intervalo menor entre o plantio e o início da colheita, aumentando a janela de produção por até sete meses (de junho a dezembro) e estendendo a oferta de frutas de qualidade.
Essa precocidade maximiza o retorno econômico pela obtenção de preços mais elevados em período anterior às principais cultivares disponíveis no mercado. O desenvolvimento da cultivar contou com a participação da Embrapa Hortaliças (DF), Embrapa Meio Ambiente (SP) e Embrapa Uva e Vinho (RS).
Principais características
É uma cultivar que foi selecionada com base nas características de arquitetura de planta, densidade de folhagem, comportamento em relação a pragas e doenças, produtividade, precocidade de produção e pelo tamanho, firmeza, forma, cor e sabor da fruta.
Outra grande característica é sua boa produtividade. É um cultivar de morango que possui um potencial de mais de 1,2kg/planta na safra, dependendo das condições de cultivo. Apresenta também frutas grandes e firmes, que são mantidas ao longo da safra.
O material também se destaca pelo ótimo equilíbrio entre açúcar e acidez, o que resulta em frutas de sabor mais doce, atendendo à preferência dos consumidores no mercado nacional. A principal recomendação de uso do morango Fênix é para consumo fresco.
Essa é uma variável que foi testada por produtores parceiros em diversas regiões do país (RS, SC, PR, SP e DF). Quanto ao cultivo, a recomendação é para as regiões Sul e Sudeste do Brasil.
*Agrishow com edição