Depois de cinco meses de alta, preços da batata registram queda no atacado

Depois de cinco meses de elevação, os preços da batata começaram a ceder nos principais mercados atacadistas do país. Em março, a média ponderada das cotações do tubérculo teve queda de 21,14%, em relação à registrada em fevereiro.

Os dados estão no 4º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta terça-feira (16) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os menores preços da batata foram verificados devido a maior oferta do produto e ocorreram mesmo com a elevada pressão de demanda, impulsionada pelos pratos típicos da quaresma, em particular, a Semana Santa. O boletim ainda mostra que esse movimento de queda continua nas primeiras semanas de abril.

Para a alface também foi verificada uma média ponderada negativa em relação à média de fevereiro (-14,11%), influenciada pelo comportamento do preço na Ceasa em São Paulo, onde os preços caíram 28,0%.

Em contrapartida, tomate e cebola ficaram mais caros. Para o bulbo, a alta chegou a 11,74% na média ponderada. Segundo a análise da Conab, os preços não cederam em março, influenciados pela maior presença no mercado da cebola importada, com a melhor qualidade da cebola, e com a continuação e concentração da oferta no Sul do país.

Já no caso do tomate a elevação chega a 19,23% na média ponderada, explicada pela redução na oferta. Esse comportamento de diminuição da comercialização do tomate nas Ceasas é reflexo da escassez do fruto em ponto de colheita.

*Conab com edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *