Calor e falta de chuva provoca piora nas lavouras de milho no PR

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgou nesta quinta-feira (4) o Boletim Semanal da Conjuntura da Agropecuária Brasileira. Um dos destaques é a piora nas condições de lavoura do milho segunda safra. 

De acordo com o relatório, o aumento da área em condição mediana se deu em função do calor intenso no Estado do Paraná, aliado a poucas chuvas. Foi observado que 81% dos 2,4 milhões de hectares plantados têm condição boa no campo, enquanto 17% tem condição mediana. Na semana passada este percentual era 12%. 

Já as lavouras em situação ruim permaneceram em 2%. De modo geral, as regiões Oeste e Noroeste apresentam piores condições de lavoura para o milho segunda safra. Não havendo mudanças significativas nos próximos dias, as perdas no campo potencialmente serão elevadas. 

Em relação à soja, a colheita chegou nesta semana a 93% dos 5,7 milhões de hectares plantados nesta safra. Já no mercado os preços permanecem estáveis com a saca de 60 kg sendo cotada em torno de R$ 107,00 (preço recebido pelo produtor).

Entretanto, em abril de 2023, esta mesma saca de soja era comercializada por R$ 149,00. As cotações atuais apresentam uma queda de pouco mais de 28%, comparativamente.

*Redação/Seab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *