Custos diminuem em 2023, mas não garantem aumento de receita ao produtor de leite

Em 2023, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira acumulou queda de 4,38% na “Média Brasil” – formada pelas bacias leiteiras de BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS. Apesar da melhora em relação a 2022, quando o COE da atividade subiu 2,53%, os preços da matéria-prima caíram ainda mais, resultando em margens apertadas a produtores nacionais.

A média mensal do leite cru captado por laticínios recuou expressivos 23,8%, em termos reais, no acumulado de 2023. Desse modo, cálculos do Cepea em parceria com a CNA, utilizando-se de propriedades típicas presentes no Projeto Campo Futuro, apontam para fortes quedas de 21% na receita total e de 67% na margem bruta (receita – COE) no ano, também considerando a “Média Brasil”.

Esse cenário levanta preocupações sobre reinvestimentos no setor, uma vez que muitas propriedades estão apenas buscando o Breakeven, ao mesmo tempo em que a safra nacional 2023/24 de grãos enfrenta problemas – podendo impactar os preços dos concentrados, sendo este o maior custo na atividade.

DEZEMBRO – Em dezembro, o COE da pecuária leiteira apresentou elevação de 0,48% na “Média Brasil”. Esse resultado esteve vinculado especialmente à valorização dos grãos no período; os demais grupos de insumos registraram estabilidade. Pelo terceiro mês consecutivo, os valores dos insumos voltados à alimentação dos animais subiram na “Média Brasil”. Foram observadas altas em todos os estados acompanhados, com destaque para SP e GO. A escalada nos preços dos grãos, especialmente do milho, foi ainda mais intensa em dezembro, resultando no encarecimento dos concentrados.

RELAÇÃO DE TROCA – O poder de compra do pecuarista leiteiro piorou 1% em novembro. Isso porque, apesar da recuperação na cotação do leite, de 1,6% frente ao mês anterior, o milho se valorizou mais, em 2,6%, no mesmo período. Assim, o produtor precisou de 30,4 litros de leite para adquirir uma saca de 60 kg do grão. O resultado ficou acima da média dos últimos 12 meses, de 27,5 litros/saca, seguindo o movimento iniciado em outubro de 2023.

* Boletim Cepea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *