O município de Cruzeiro do Sul, localizado na região Noroeste, recebeu nesta quarta-feira (23) o 41º Encontro de Sericicultores do Paraná.
Um dos destaques foi a divulgação das dez finalistas do Concurso Seda Paraná, iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com apoio do Gabinete da Primeira-Dama, para valorizar a produção paranaense.
As finalistas são:
Carolina Aparecida de Ramos – Boa Vista da Aparecida
Diovane Plep Machado Moro – Palmital
Gisonete Ferreira da Silva Souza – Ivaiporã
Jessica Fernanda Tofoli Fornaza – Jardim Alegre
Leticia Pereira dos Santos Silva – Godoy Moreira
Lucimara de Melo – Diamante do Sul
Marciane Ferreira dos Santos – Figueira
Maria Dirce de Lima Oliveira – Astorga
Maria Rosa Pires de Souza – Godoy Moreira
Roseli de Fatima da Silva – Godoy Moreira.
A definição das campeãs acontecerá em agosto em um evento no Palácio Iguaçu.
Neste ano foram registradas mais de 400 inscrições, das quais 229 foram aprovadas e passaram pela avaliação técnica. As duas melhores colocadas irão para a França, onde participarão da feira internacional Silk in Lyon e visitarão uma fábrica da grife Hermès.
O Paraná é líder nacional na sericicultura, sendo responsável por 86% da produção de seda do Brasil, com uma larga vantagem em relação ao segundo e ao terceiro maior produtor, São Paulo (10%) e Mato Grosso (4%), respectivamente.
O município de Nova Esperança, localizado no Noroeste, é considerado a capital nacional da seda. No último ano os sericicultores da cidade foram responsáveis pela produção de 94,44 toneladas de casulos em 250 hectares de amoreiras, com Valor Bruto de Produção de R$ 3,1 milhões.
*AEN-PR com edição