Kiwi foi a quinta fruta mais importada pelo Brasil em 2023

 O boletim da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) desta semana traz como um dos destaques o volume de kiwi importado pelo Brasil no ano passado: 31,9 mil toneladas compradas por US$ 63,7 milhões. A fruta ocupa a quinta posição entre as mais importadas.

O Chile e a Itália foram os maiores fornecedores. Mas o País também produz a fruta. No Paraná o cultivo somou 2,6 mil toneladas em 200 hectares, com Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 15,2 milhões. O Deral acompanha a cultura desde meados de 2000.

A produção estadual está concentrada na totalidade no Sul e Centro-Sul, sendo o município de Antônio Olinto o principal produtor (19,7%), seguido de Araucária (18,2%), Porto Amazonas (15,5%), Lapa (9,5%) e Mallet (7,6%), congregando 70,4% do total. Outros 26 municípios exploram a fruta.

Com o objetivo de alavancar a atividade, o município de Mallet realizará na próxima quinta-feira (25) o Encontro Regional de Fruticultura – Kiwitec. O kiwi é o destaque, mas também serão analisados os potenciais do maracujá e da pitaya.

Saiba mais aqui: Fruticultores podem participar do kiwitec no dia 25 em Mallet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *