Notícias

Vereadora de Rio Azul sugere programa de troca de recicláveis por alimentos

A sugestão foi aprovada pelos vereadores e encaminhada em requerimento para o prefeito e secretário municipal de Agricultura

 

Em Sessão da Câmara Municipal de Rio Azul realizada na última terça-feira (21) , os vereadores aprovaram o requerimento assinado pela vereadora Jussara Martins, de envio de expediente ao prefeito e ao secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

 

O documento sugere que seja estudada a possibilidade de vir a ser implantado em no município – a curto ou médio prazo – um programa de troca de resíduos recicláveis por alimentos.

 

Por se tratar de instituição de um programa de governo, a lei não pode ser de iniciativa de vereador, por isso apenas a sugestão.

 

Do requerimento constou a observação de que, como forma de incentivar a população a adotar práticas sustentáveis, sensibilizar para a importância da reciclagem e do consumo conscientes, diversos municípios brasileiros já vem há algum tempo transformando materiais recicláveis tais como garrafas PET, plásticos, vidros, alumínio, papelão, ou ferro, em moeda de troca e que, alimentos, mudas de árvores, ração para cães ou gatos e até mesmo cursos são oferecidos em troca destes materiais que são levados pela própria população aos pontos de troca.

 

Além de incentivar a separação e a destinação correta dos recicláveis, a vereadora Jussara Martins ressalta que “O que sugerimos têm por objetivo principal melhorar a qualidade da alimentação dos rioazulenses, em especial aqueles de baixa renda.”

 

Além disso, ela complementa ela justificativa ressaltando que “O projeto poderá transformar-se em importante apoio aos nossos agricultores familiares, considerando que terão mais uma opção de comercialização daquilo que produzem. Eles terão uma maior segurança ao fazer seu planejamento de produção na medida que que garantem o escoamento da mesma. Esses agricultores envolvidos poderão participar mediante a entrega de produtos diversos como hortaliças, temperos, legumes, tubérculos, panificados e frutas”.

 

Conforme a Câmara Municipal, dado a importância do que foi sugerido ao prefeito e ao Secretário, principalmente em consideração ao seu grande alcance social, os vereadores esperam que a proposta seja acolhida e considerada, pois serão incontáveis os cidadãos que ganharão com essa iniciativa que foi citada como inédita no município.

 

*Com informações de assessoria

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: