Notícias

Turismo rural em evidência em Inácio Martins 

A pousada Villa Western, pioneira no setor, tem atraído turistas pela paisagem e acolhimento

Foto: Reprodução Instagram

 

O Município de Inácio Martins, o mais alto do Paraná, fica a 1.198 metros de altitude acima do nível do mar. Isso por si só já chama atenção de qualquer pessoa que pense em conhecer a cidade. Mas, o interior, sobretudo, guarda belezas naturais e vistas exuberantes.

 

Uma delas fica na divisa entre Inácio Martins e Irati, a paisagem da Serra da Esperança. Não muito longe da área urbana está localizada a Villa Western, uma pousada que tem chamado atenção de turistas e que abre caminho para o turismo rural na região, ainda pouco explorado.

 

O proprietário Nerildo Gonçalves Matoso contou ao AgroRegional que tem se surpreendido com o resultado da procura e na parte financeira. Ele criou a pousada em janeiro deste ano, mas sem intenção de ser uma fonte de renda. “Foi por um acaso a construção destes chalés. Foi um convite que fiz para minha família dela vir morar para cá e ela pediu para eu fazer um chalé nesta vista, que ela viria. Assim que ela veio ela começou a postar e muita gente curtiu e perguntou se poderia vir visitar ou se estava alugando, daí ela falou que iria colocar no Airbnb e ver o que dava. E até então foi uma surpresa pra gente, né? a procura que deu”, disse.

 

 

O clima subtropical úmido, com ventos frescos e temperaturas mais amenas ajudam na construção do ambiente aconchegante, junto à natureza e a calmaria da vida rural. Nerildo construiu dois chalés e uma casa na árvore. Os ambientes são rústicos, mas confortáveis e a comida caseira um dos diferenciais. “A gente está sendo pioneiro nesta pousada, neste setor de turismo rural”, destaca. 

 

De acordo com ele, desde que ficou disponível para locação, os ambientes estão sendo alugados com bastante frequência, mas Nerildo tem os pés no chão quanto a ampliação. “Só o público que vai dizer isso. A gente está bem contente com a procura e certamente que a gente vai ter que construir mais alguns”. 

 

Nerilso também lista os motivos que têm feito o local ser procurado por quem procura opções de turismo rural. “Tem essa vista que é maravilhosa, a cachoeira, tem passeios e a gente vai ampliar a estrutura e fazer algo mais para o hóspede se sentir bem e ter mais o que fazer”.

 

Mas para quem pensa que o turista que quer aproveitar a experiência do interior se importa apenas com a comodidade ou com os atrativos, não é bem isso que os sites de locação ou indicação de pousadas indicam. Basta uma rápida pesquisa sobre esta pousada de Inácio Martins para perceber que a receptividade é um dos pontos mais importantes.

 

Além dos elogios quanto ao local, a comida e a experiência, os visitantes  parecem estar encantados com o anfitrião. Nerildo é citado na maior parte das resenhas sobre o local, destacando sua preocupação em fazer o hóspede se sentir em casa, ação comum por parte de moradores do interior que são sempre muito receptivos. 

 

Para conhecer mais sobre esta opção de turismo rural em Inácio Martins, acesse o instagram @villa_western

 

*Redação

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: