Notícias

Termina amanhã o prazo para atualização cadastral do rebanho no Paraná

Os últimos números divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) apontam que 63,5% das propriedades rurais tiveram seus rebanhos atualizados

Segundo informações da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, termina amanhã (30/06) o prazo para atualização dos rebanhos do estado. Os últimos números divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) nesta quinta-feira (24) apontam que somente 63,5% das propriedades rurais tiveram seus rebanhos atualizados, ou seja, ainda faltam 36,5%.

Os criadores e produtores que não estiverem com os dados atualizados e regularizados no sistema da Adapar terão que pagar multa no valor de R$ 1.135,40 por propriedade, além de ter a emissão de Guia de Trânsito Animal negada, o que prejudica o transporte de animais tanto entre propriedade quanto para o abate.

A atualização anual é extremamente importante pois ajuda a vigilância sanitária na manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. A certificação é concedida pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

 

VEJA COMO FAZER A ATUALIZAÇÃO

É possível fazer a atualização para todas as espécies animais existentes na propriedade por meio do site da Adapar, ou em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município (prefeituras). Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado e nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial, o telefone para contato é (41) 3200-5007.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: