Notícias

Técnico e escritor, Ernani Weiss fala sobre o livro A arte de curar tabaco

Entrevista foi concedido ao informativo da Afubra. Confira o que foi abordado

Foto: Sinditabaco

Uma das principais etapas da produção de tabaco é o momento da cura e pensando nisso o  técnico na cultura de tabaco e escritor, Ernani Weiss, escreveu um livro com dicas importantes sobre este processo.

Durante entrevista ao programa de rádio do informativo da Afubra, ele apontou a importância do material e os motivos pelo qual se dedicou à obra. O livro é destinado aos produtores de tabaco para que possam alcançar melhores resultados com o seu produto.

“Ele foi escrito para preencher uma lacuna que existia no campo. Há 30 anos os orientadores foram retirados de campo e a assistência técnica foi transformada, personalizadas em pacotes de tecnológicas”, disse. 

Entre os principais erros ele elenca o cuidado com as estufas, principalmente no momento de controle de temperatura. Segundo Ernani, a falta de atenção nesta etapa compromete a qualidade da folha. “Nos primeiros 10 anos as empresas foram comprando fumo mesmo curado neste tipo porque podia adicionar açúcares e depois foram proibidos e o fumo teve voltar ter todas suas características necessárias para ter um bom produto”, afirmou. 

Para Ernani, o tabaco precisa ser respeitado dentro da estufa. “Não se pode simplesmente aumentar a temperatura. São características diferentes entre o tabaco, são tabacos mais verdes, mais passado do ponto”. 

Por isso, ele destaca que sua obra é um verdadeiro presente aos fumicultores, principalmente àqueles que entraram no após a saída dos orientadores na parte técnica. “Quem entrou nos últimos 30 anos perdeu essa transição, essa transição do orientador que ia na sua casa. Se tinha dúvida, ele estava lá e podia te ajudar. Quando as empresas resolveram tirar os orientadores do campo mudou isso. O produtor ficou sozinho”

Acompanhe a entrevista completa clicando aqui

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: