Notícias

Sicredi expande e alcança marca de 5 milhões de associados

Com um modelo no qual os associados são donos do negócio, instituição segue crescendo e ampliando sua presença

O Sicredi, instituição financeira cooperativa pioneira do segmento no Brasil, ultrapassou neste mês a marca de 5 milhões de associados. Com um modelo de gestão que valoriza a participação dos associados, os quais têm direito a voto nas decisões da sua cooperativa e participação nos resultados, hoje o Sicredi está presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Desta forma, a instituição contribui para a expansão do cooperativismo de crédito no Brasil, segmento surgido em 1902 com a fundação da cooperativa Sicredi Pioneira RS, e que já conta com mais de 11 milhões de adeptos no Brasil, segundo o Banco Central. Atualmente as mais de 800 cooperativas de crédito existentes no país estão presentes em aproximadamente metade dos munícipios brasileiros. Somente o Sicredi, está presente em quase 1,5 mil municípios sendo que em mais de 200 deles, é a única instituição financeira fisicamente presente.

 

Enquanto segmento, temos ainda um grande espaço no Sistema Financeiro Nacional para conquistar e acreditamos que o crescimento da nossa base de associados, além de contribuir para a expansão do  cooperativismo de crédito, também está em sintonia com a nossa premissa de estarmos próximos aos associados, compreendendo a realidade de cada região para poder disponibilizar as soluções mais adequadas  ”, explica Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar), da Central Sicredi PR/SP/RJ e integrante do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU).

 

O impacto positivo da atuação das cooperativas de crédito nas regiões onde atuam acontece não somente em função dos produtos e serviços financeiros, mas também pelo envolvimento com a comunidade por meio de iniciativas de viés social. O estudo “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e que avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017, cruzando com informações do IBGE, chegou à conclusão de que, em média, o cooperativismo de crédito incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal, além de aumentar o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portando, o empreendedorismo local.

 

O Sicredi, tem um grande compromisso com seu Quadro Social. Isso gera confiança e credibilidade, pois associado satisfeito, contribui para o crescimento e desenvolvimento da Cooperativa, gerando ganhos para todos. Outro aspecto a destacar, refere-se as taxas competitivas e a distribuição dos resultados entre os associados, além dos recursos da Cooperativa, que são reinvestidos na própria comunidade”, gerente Sicredi Irati, Emerson Lara.
Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: