Notícias

Show Rural de Inverno Coopavel começa no próximo dia 1º

Realizado há 32 anos, o O Show Rural Coopavel é considerado um dos maiores eventos de disseminação de novidades e tecnologias para o campo

Ilustrativa/Show Rural

De 1º a 3 de setembro será realizado o Segundo Show Rural Coopavel Edição de Inverno. Produtores rurais poderão participar da etapa presencial das atividades, visitando as estações pela manhã e à tarde.

 

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) é parceiro da Coopavel e neste ano vai levar ao público as melhores opções tecnológicas para o cultivo de trigo, triticale, aveia granífera, aveia forrageira, além de práticas de manejo e conservação de solo.

 

O número de pessoas no parque será limitado e todos os parâmetros dos órgãos de saúde vão ser observados para evitar qualquer risco aos visitantes. O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, informou que vinte empresas que desenvolvem tecnologias e soluções para culturas de inverno estarão presentes e divulgarão novidades e tendências, além da Embrapa e do IDR-Paraná.

 

Culturas de inverno

Na área do Instituto os produtores que plantam trigo poderão conhecer as cultivares IPR Potyporã e IPR Catuara que foram cultivadas em algumas parcelas no parque.  A genética dos dois materiais combina a alta produtividade e a qualidade industrial.

Outra opção de inverno que os profissionais do IDR-Paraná apresentarão é o triticale. Duas cultivares serão apresentadas: a IPR Aimoré e a IPR Caiapós. Os materiais foram desenvolvidos pela Embrapa e IDR-Paraná, com a colaboração da Fundação Meridional e apresentam alta produtividade, qualidade industrial e resistência a doenças.

 

Para quem cultiva aveia, será possível conhecer a IPR Afrodite e a IPR Artemis. De acordo com os pesquisadores, as duas variedades se destacam pelos resultados de produtividade, rendimento industrial e incapacidade de multiplicar nematoides. Além disso, os dois materiais são indicados para a alimentação humana e animal.

 

Manter um bom pasto para os animais durante o inverno não é tarefa fácil. No entanto, alguns materiais podem oferecer vantagens para o pecuarista. Nas áreas do IDR-Paraná no Show Rural de Inverno Coopavel foram cultivadas algumas cultivares de aveias brancas (IPR Suprema e IPR Esmeralda) e de aveia preta (Iapar 61 Ibiporã). Todas elas foram desenvolvidas para resistirem a longos períodos de pastejo, diminuindo o vazio forrageiro em meados de maio/junho e agosto/setembro.

 

Solo

Os pesquisadores e extensionistas também pretendem contribuir para que o produtor adote práticas de manejo, como a cobertura do solo que controla os processos erosivos e evita que os nutrientes colocados nas lavouras sejam levados pelas enxurradas. Uma das estratégias para conseguir evitar esses problemas é fazer o plantio, em consórcio, de espécies que melhoram a reestruturação do perfil do solo.

 

Para isso, podem ser usadas a aveia preta IPR Cabocla, o nabo forrageiro IPR 116, a ervilha forrageira IPR 83 e o centeio IPR 89. O visitante terá a oportunidade de verificar os resultados dessa prática para a conservação do solo, a partir da observação de parcelas onde o cultivo foi feito em consórcio.

 

Formigas

Outro tema que será tratado durante o Show Rural de Inverno Coopavel será o controle das formigas cortadeiras. A praga já é crônica em muitas regiões do estado e exige a atenção dos produtores. Os técnicos vão mostrar ao público quais os melhores métodos de controle da praga na propriedade.  Os profissionais de cada área estarão à disposição dos visitantes para tirar dúvidas e fazer com que o produtor adote as tecnologias disponíveis para que o seu sistema produtivo seja explorado de maneira sustentável.

 

A organização do Show Rural de Inverno Coopavel lembra que os grupos de visitantes percorrerão estações especialmente preparadas para receber o público. “Será similar ao que tivemos no ano passado e que apresentou ótimos resultados”, disse Adriana Gomes, da Coopavel.

 

Desde junho último, a edição digital do evento acontece o ano todo nas plataformas de mídias sociais do evento. Os novos episódios podem ser assistidos no portal www.showrural.com.br e no YouTube no endereço www.youtube.com/showruralagro .

 

O Show Rural Coopavel é realizado há 32 anos e é considerado um dos maiores e mais conhecidos eventos de disseminação de novidades e tecnologias para o campo do mundo. Os interessados em participar devem procurar a filial da Coopavel mais próxima de sua propriedade ou ligar para o número (45) 3225-6885.

 

Fonte: IDR-PR

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: