Notícias

Seti doa livros sobre plantio direto para a Unicentro

Cinco exemplares foram encaminhados para a biblioteca do campus de Irati e 11 para a do campus Cedeteg da Unicentro

As bibliotecas dos campi Cedeteg e Irati contam com mais um título no acervo disponível para a área de Ciências Agrárias e Ambientais. Isso porque a Unicentro recebeu da Seti, que é a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, exemplares da obra “O solo ensinou – plantio direto: um caminho para o futuro”, escrita por Franke Dijkstra, pioneiro na técnica agrícola que alia produtividade com os cuidados na preservação do meio ambiente.

 

O superintendente de Ciência e Tecnologia, Aldo Bona, que fez a entrega dos livros para a reitoria da universidade, destacou que a obra deve servir de apoio aos estudantes. “É de grande importância porque é um produto paranaense, porque o senhor Franke é um dos onze maiores influenciadores do plantio direto do mundo e isso tem uma relevância muito grande. O relato da experiência e da vivência dele em uma obra vai, sem dúvidas, contribuir no processo de formação dos nossos agrônomos do estado do Paraná”.

 

Cinco exemplares do livro foram encaminhados para a biblioteca do campus de Irati; 11 para a do campus Cedeteg; dois para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia; e dois para o Departamento de Agronomia.

 

O professor Jackson Kawakami, docente do Deagro e coordenador da pós-graduação em Agronomia, acrescenta que novos títulos agregam ainda mais qualidade à formação na área. “Livros que tratam de temas técnicos sempre são importantes para a formação tanto dos alunos da graduação, quanto de pós. Afinal de contas, muito do conhecimento que é sintetizado ou é criado pela ciência acaba sendo disseminado de forma mais confiável por obras publicadas. Bibliografias, de forma geral, sempre são benéficas para a formação dos nossos docentes e dos nossos discentes”.

 

O vice-reitor da Unicentro, em agradecimento à doação feita para a Seti, também destacou a importância de ter novas obras no acervo das bibliotecas. “A nossa principal matéria-prima, dentro da universidade, é o conhecimento. A informação hoje está muito mais fácil, mas a academia precisa ter bibliografia, precisa ter conceitos científicos de estudos, de pesquisas, e isso se consegue pelo livro. Eu tenho certeza que vai ajudar muito o curso de Agronomia e todos os cursos da área de Agrárias tanto aqui de Guarapuava quanto de Irati. Vai somar muito ao conhecimento dos alunos e dos professores”.

 

 

Fonte: Unicentro

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: