Notícias

Secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente de Teixeira Soares lançam programa Ecotroca

Moradores poderão trocar materiais recicláveis pela moeda "Texas pila", e depois, trocar por produtos na Feira do Produtor Rural

 

 

No final de novembro a Prefeitura de Teixeira Soares, através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria do Meio Ambiente lançou o “Texas Pila”, dinheiro de troca que será usado no “Programa Ecotroca” a partir de 2023.

 

O projeto é uma parceria com a Cooperativa de Reciclado e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável, proteger o meio ambiente e incentivar a comunidade em práticas sustentáveis.

 

“A nova moeda de Teixeira Soares, que começa a valer a partir de 2023, o nosso Texas Pila, será algo inédito no município, vamos preservar o meio ambiente criando o sistema Ecotroca. Você faz a separação do lixo reciclado e troca por alimento. As trocas acontecerão na feira do produtor”, aponta o prefeito Lula Thomaz.

 

Incentivando a cooperativa do reciclado, o programa começa a funcionar junto com a Feira do Produtor de Teixeira Soares, com atividades programadas para o início do próximo ano. A feira visa trazer vários benefícios ao consumidor e também uma nova oportunidade de os produtores rurais venderem sua produção.

 

Dentro da feira do produtor será instalado o Programa Ecotroca, que consiste em trocar o lixo reciclado por alimento usando o “Texas Pila”. O Secretário da Agricultura, André Schapuis explica que o Texas Pila “é uma moeda fictícia que terá grande valor no desenvolvimento deste programa e também na criação de métodos e opções de reciclagem de material”, pontua.

 

Saiba como o Texas Pila vai funcionar:

 

A população entrega o lixo para a cooperativa de reciclagem do município e então será feito o pagamento do material com o “Texas Pila”. O Ecotroca vai atingir todo o município, tanto a área urbana como a área rural, e todas as classes sociais. Para participar os interessados devem separar o lixo reciclado e, nas datas a serem definidas, vão até o posto de troca onde será pesado e calculado, recebendo então o valor em “Texas Pila” conforme a quantia de material coletado. Com o dinheiro, a população pode trocar por produtos na feira do produtor.

 

*Assessoria com edição da redação

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: