Notícias

Secretaria da Agricultura publica resultado do edital do Coopera Paraná

De acordo com o edital, foram classificados 85 projetos de negócios apresentados por cooperativas de todo o Paraná e 42 por associações

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

 

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento publicou na ultima quinta-feira (16) o edital de classificação e desclassificação dos Projetos de Negócios do Edital n.º 001/2021 que contam com apoio financeiro.

A publicação está no Diário Oficial de Indústria e Comércio n.º 11.017 e no site da entidade. Foram classificados 85 projetos de negócios apresentados por cooperativas de municípios de todas as regiões do Paraná e 42 apresentados por associações.

Além disso, o documento traz a relação de 22 projetos de cooperativas e de 31 de associações que foram desclassificados. A desclassificação ocorreu por não apresentarem a pontuação mínima exigida pelo edital.

 

No entanto, essas Organizações da Sociedade Civil (OSC) poderão interpor recurso, em formulário próprio (Anexo 18 do edital), até a próxima quinta-feira (23). O documento deve ser endereçado ao chefe do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, por meio do endereço eletrônico cooperativismo@seab.pr.gov.br.

Edital 001/2021 faz parte do Programa Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar – Coopera Paraná, que prevê ações integradas entre o setor público e privado. O programa busca incentivar a organização formal dos agricultores, com capacitação, orientação técnica e investimentos socioprodutivos.

De acordo com o coordenador do programa, Jefferson Meister, a intenção é selecionar e classificar Projetos de Negócios que possibilitem melhorar a competitividade.  Assim como o acesso a mercados pelas pequenas organizações de produtores, garantindo maior renda e uso de boas práticas ambientais e sociais. O valor total dos recursos do edital é de R$ 31,5 milhões.

COMITÊ GESTOR

 

Além de técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o comitê gestor do programa tem participação de representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). A Ocepar/Sescoop e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) também fazem parte.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: